A alta demanda por atendimento pediátrico no Hospital Pequeno Príncipe, nos últimos dias, levou o Pronto Atendimento a atingir a capacidade máxima. Com isso a instituição passou a receber apenas pacientes encaminhados pela rede pública de saúde. Como explica o vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

Victor Horácio afirma que a sobrecarga de pacientes no Pronto Atendimento do SUS levou o hospital a filtrar o atendimento.

A partir da situação no Hospital Pequeno Príncipe e também da alta procura, tanto na rede pública de saúde quanto na rede particular, de pessoas com sinais de problemas respiratórios, a Secretaria de Saúde de Curitiba reestruturou o atendimento em 11 Unidades de Saúde, que passaram a atender apenas pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados.

Entre essas unidades destinadas exclusivamente para esse tipo de atendimento está a Unidade da Praça Ouvidor Pardinho, que na manhã desta sexta-feira ainda não apresentava fila na triagem para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Quem chegava no local era rapidamente atendido. Como o André Luiz Pereira, que foi fazer à unidade de saúde depois de agendar o teste para Covid-19. Ele conta que há dois começou a apresentar febre, dor nas articulações, dor de cabeça e cansaço excessivo. André Luiz disse que não mudou os cuidados mesmo depois da liberação do uso de máscaras.

Thomas Pietrobom não apresenta sintomas respiratórios, mas como teve contato com uma pessoa que testou positivo, por precaução, foi até a unidade de saúde para fazer receber orientações médicas e fazer o teste. Thomas afirma que continua usando máscara e não mudou os cuidados mesmo depois da flexibilização das medidas restritivas.


A prefeitura de Curitiba orienta que os moradores que apresentarem sintomas respiratórios leves devem optar, preferencialmente, pela teleconsulta pelo telefone 3350-9000. O atendimento é feito de domingo a domingo, das 8 às 20h e, caso seja necessário, a pessoa pode passar por consulta telefônica com enfermeiros e médicos. A central também pode emitir termo de isolamento e prescrever medicação se houver necessidade.

Das 11 Unidades de saúde com atendimento exclusivo para problemas respiratórios, nove unidades fazem o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com sintomas respiratórios e passam a não fazer a aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19. Apenas as unidades Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana mantêm a vacinação para os públicos convocados. O atendimento na unidade de saúde Mãe Curitiba é destinado apenas o público infantil. Com exceção deste sábado, no qual as crianças serão vacinadas contra gripe e sarampo, no Dia D da vacinação.

O Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná, aproveitou para fazer esclarecimentos também sobre o atendimento, a partir da reorganização do sistema de Curitiba e a restrição adotada pelo Hospital Pequeno Príncipe.

De acordo com comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas, houve um aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias em crianças em Curitiba e Região Metropolitana. Com isso, o hospital reforça que faz apenas atendimentos dos casos de pacientes regulados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, o Hospital de Clínicas traz que as famílias devem buscar o primeiro atendimento para crianças em unidades de saúde ou de pronto atendimento.

Unidades de Saúde Pronto-Atendimento

Atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios leves e moderados
Funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, nos sábados (exceto unidade Mãe Curitibana) 

Distrito Sanitário Bairro Novo

Unidade de Saúde Bairro Novo

Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Cajuru


Unidade de Saúde Iracema

Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Portão

Unidade de Saúde Santa Amélia

Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Santa Felicidade

Unidade de Saúde São Braz

Rua Antônio Escorsin, 1.960 – São Braz

Distrito Sanitário Boqueirão

Unidade de Saúde Vila Hauer

Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Pinheirinho

Unidade de Saúde Aurora

Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Boa Vista

Unidade de Saúde Jardim Aliança

Rua José Ursolino Filho, 646 – Santa Cândida

Distrito Sanitário CIC

Unidade de Saúde Campo Alegre

Avenida das Industrias, 1.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara

Unidade de Saúde Rio Bonito

R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana

Distrito Sanitário Matriz

Unidade de Saúde Mãe Curitibana* (atendimento exclusivo de crianças)
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

*Neste sábado, excepcionalmente, está unidade não atenderá como pronto-atendimento, pois estará voltada ao Dia D, de vacinação das crianças contra gripe e sarampo.

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (atendimento exclusivo para adolescentes, adultos e idosos)

Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho