O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a liberação de uma nova série alfanumérica de placas veiculares, disponível para registro a partir das combinações TAI a TAZ e TBA a TBZ. Ao todo, são 439.956 unidades disponíveis.

Em média, o Paraná registra cerca de 21 mil novos emplacamentos por mês. Neste ano, no período de janeiro a maio, foram emplacados 108.487 veículos, sendo 102.241 presenciais e 6.606 de forma online.

Os proprietários que optarem por escolher a combinação alfanumérica de suas placas poderão fazê-lo mediante o pagamento de uma taxa adicional de R$ 150,00. Esse serviço exclusivo é destinado apenas a veículos zero quilômetro e parte de seus recursos são direcionados para projetos sociais no estado. Para quem não faz questão de escolher, a placa é emitida conforme a ordem sequencial do cadastro no Detran.

Como fazer – No ato da compra do veículo é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), com a qual o cidadão inicia o processo online, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, colocando as informações da NFe, documento de identificação e foto.

Se as informações estiverem corretas, uma notificação é encaminhada por e-mail contendo a liberação da guia para emissão no site do Detran-PR. Após o pagamento, é liberada a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e o código de segurança. O proprietário pode, então, buscar uma estampadora de placa credenciada pelo Detran-PR.

*Com informações da AEN

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti