Uma pesquisa de opinião, que ouviu professores da rede pública do estado do Paraná, revela que 33% dos docentes têm como principal desafio o desinteresse do estudante na rotina escolar. O levantamento ouviu 6.775 professores de escolas de ensino regular da rede pública (municipal e estadual) de todo o Brasil. Entre os destaques, o estudo explorou as prioridades das secretarias de Educação na visão dos professores, além de dados sobre a progressão de carreira e a percepção sobre a profissão. A pesquisa foi encomendada ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente e foi realizada entre julho e dezembro de 2022.

O segundo maior desafio em sala de aula, na visão dos professores, é a defasagem nas aprendizagens dos estudantes (30%), o que pode ter sido agravada pela pandemia de Covid-19. A indisciplina dos alunos é o terceiro elemento mais mencionado pelos professores paranaense, com 23% dos apontamentos.

Esmeralda Macana, especialista em Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, afirma que é preciso engajar os estudantes e focar em estratégias pedagógicas.

A especialista ainda fala sobre a defasagem na aprendizagem, também reflexo do período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Na pesquisa foram apontadas ainda quais seriam as prioridades que as secretarias de Educação devem adotar nos próximos anos, sendo as cinco primeiras: a oferta de apoio psicológico a professores e estudantes (20%); o aumento do salário dos professores (19%); a promoção de programas de reforço e recuperação (17%); a melhoria da infraestrutura escolar (14%); e a promoção do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos (13%).