O tradicional desfile de 7 de Setembro, que marca os 203 anos da Independência do Brasil, vai movimentar Curitiba neste domingo (7). A expectativa é de que 6,5 mil pessoas participem do evento cívico-militar, que acontece na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

A programação começa às 8h30, com a revista da tropa pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão Ricardo José Nigri, e pelo governador Ratinho Junior (PSD).

Às 9h, inicia-se o desfile cívico, com cerca de 2 mil participantes, entre estudantes e representantes de entidades culturais e comunitárias. Uma hora depois, será a vez do desfile militar, que deve reunir aproximadamente 4,5 mil integrantes das Forças Armadas, como Exército, Marinha e Aeronáutica, além de 500 agentes das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros.

A apresentação também contará com cerca de 300 veículos, entre blindados, viaturas históricas e operacionais. O encerramento será marcado pelo desfile aéreo, com oito aeronaves sobrevoando a região. Por segurança, o uso de drones estará proibido durante a atividade.

O ponto de concentração do desfile cívico será na Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu. Já o desfile militar terá início no Largo da China. As tropas vão seguir até a Avenida Cândido de Abreu, onde estará montado o palanque central, próximo ao Fórum Cível. O evento deve terminar por volta das 12h30.

Trânsito bloqueado

Para a realização do desfile, a região central terá 23 pontos de bloqueio e nove barreiras. As interdições começam às 3h da manhã e seguem até o término da programação.

Agentes da Setran e policiais militares estarão nas ruas para orientar motoristas. Entre as vias bloqueadas estão as ruas Deputado Mário de Barros, José Sabóia Cortes, Albano Reis, Vieira dos Santos, São Sebastião, Manoel Eufrásio, Eurípedes Garcez do Nascimento, Presidente Carlos Cavalcanti e Inácio Lustosa.

*Com informações da AEN