O desfile de 7 de Setembro celebra os 203 anos da Independência do Brasil com a participação de civis e militares, entre estudantes, representantes de entidades civis e militares, incluindo as Forças Armadas e a segurança pública do estado. Ao todo, foram 6,5 mil participantes que desfilaram no tradicional evento realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A programação começou às 9h e incluiu desfiles cívico, militar e motorizado, além de exibições aéreas.

O secretário das Cidades, Guto Silva, representou o governo do estado e falou do simbolismo que a data carrega e também da necessidade de união da população.


SAIBA MAIS:


A realização do evento foi uma parceria entre Exército Brasileiro, governo do Paraná e prefeitura de Curitiba.

Ricardo José Nigri, general de divisão da 5ª Divisão de Exército, disse que o desfile cívico-militar celebra uma data muito especial, carregada de valores.

Entre as pessoas que assistiam ao desfile estava Jucélia Ribeiro de Melo. Ela disse que vai ao desfile todos os anos, mas este tem um motivo ainda mais especial, pois o filho participou do desfile.

Programação e participantes

O desfile cívico contou com cerca de 2 mil participantes, entre estudantes e representantes de diversas entidades culturais e comunitárias. Já o desfile militar reuniu aproximadamente 4,5 mil militares, entre representantes das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, além de integrantes das forças de segurança estaduais, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.

Também houve desfile motorizado, com a exibição de cerca de 300 veículos, incluindo viaturas históricas, blindados e não-blindados, e, por fim, um desfile aéreo com oito aeronaves.

Trajeto

O ponto de concentração para o desfile cívico foi a Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, enquanto o desfile militar ficou concentrado no Largo da China. O desfile seguiu até a Praça 19 de Dezembro.