O novo golpe está relacionado a uma atualização no Auxílio Brasil, programa do Governo Federal, que deve voltar a ter o antigo nome, Bolsa Família, segundo alerta do Procon Paraná. A mudança está ligada ao repasse de recursos para quitação de empréstimos consignados, que deve se chamar Desenrola Brasil, mas ainda segue em discussão e não há nada definido pelo novo governo até o momento, como explicou a diretora do Procon Paraná, Cláudia Silvano.

De acordo com o Governo Federal, o programa Desenrola Brasil deve incluir pessoas que se endividaram em função do empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022. A proposta é voltada para auxiliar cerca de 80 milhões de pessoas que estão inadimplentes no país.

O Procon chama a atenção das pessoas para que não preencham cadastros, não informem dados pessoais e, em hipótese alguma, efetuem pagamentos para pessoas ou empresas que se identifiquem como negociadores em nome do Governo Federal.

A recomendação é para que as pessoas não acessem links na internet, que utilizem o nome Desenrola Brasil, especialmente os que têm promessas para solucionar as dívidas.

O Procon Paraná orienta que os beneficiários do programa Auxílio Brasil devem sempre procurar os canais oficiais do Governo Federal ou as prefeituras dos 399 municípios do Estado.