O nome do desembargador curitibano, que concorre a uma vaga como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu apoio do governador do Paraná e também da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

No Legislativo da capital, foi aprovada por unanimidade uma moção de apoio ao nome do desembargador José Laurindo de Souza Netto, como destacou o presidente da Casa, Marcelo Fachinello (Pode).

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba afirmou que a escolha de um paranaense será benéfica para o estado.

Atualmente, o estado é representado por dois paranaenses entre os 33 ministros do STJ, o ex-procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Sérgio Kukina, e o ex-desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Joel Ilan Paciornik. No momento, há três cadeiras vagas na Corte Superior devido às aposentadorias dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer, além da vaga em razão da morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Até o dia 23 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça vai entregar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, duas listas: uma contendo três nomes de advogados e outra com quatro nomes de desembargadores. Portanto, a decisão pela escolha de um nome entre os indicados da advocacia e dois entre os magistrados para ocuparem os cargos de ministro da Corte estará nas mãos do presidente da República. Após a escolha de Lula, os indicados ainda passam por uma avaliação do Senado antes de ser efetivada a nomeação.

O desembargador José Laurindo de Souza Netto é formado em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente, também faz parte da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral.