Após quase dois meses sem perder, o Athletico foi derrotado pelo Goiás, por 2 a 1, neste sábado (9), na Serrinha, em Goiânia. O time do técnico Luiz Felipe Scolari não era batido desde o dia 14 de maio, quando caiu diante do Fluminense, por 2 a 1, em Volta Redonda. Depois, em uma sequência de 14 partidas, foram dez vitórias e quatro empates, somando a Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América.

Com este tropeço pela 16ª rodada da Série A, o Athletico desceu um degrau na tabela: com 27 pontos, era o segundo colocado, agora é o terceiro e pode ficar em quinto com os resultados deste domingo (10). Acima do rubro-negro estão Palmeiras, líder com 29, e Fluminense, que também tem 27 e que supera a equipe paranaense no saldo de gols, por 7 a 3. Se ganhasse em Goiânia, o rubro-negro sairia de campo na primeira colocação. Com um jogo a menos, o Palmeiras enfrenta o Fortaleza neste domingo, às 18h, na capital cearense.

O Goiás, que deixou a zona de rebaixamento e fechou o sábado em 11º lugar, com 20 pontos, foi superior na etapa inicial. No lance do primeiro gol, aos cinco minutos, Diego cruzou da ponta direita, Nicolas cabeceou e Pedro Raul concluiu com um chute na pequena área. Aos 39, Danilo Barcelos cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Nicolas cabeceou, o goleiro Bento tentou evitar com o pé quase em cima da risca, mas a bola entrou no canto esquerdo: 2 a 0.

No intervalo, Felipão substituiu um volante (Matheus Fernandes por Hugo Moura) e um atacante (Cuello por Rômulo). Aos 13 minutos do segundo tempo, mais duas alterações ofensivas: saíram Vitor Roque e Canobbio; entraram Marcelo Cirino e Terans. Estas mexidas fizeram o Athletico ter mais a bola.

Aos 16, Terans marcou o gol paranaense ao cobrar um pênalti apontado após toque no braço de Yan Couto. Aos 25, o uruguaio arriscou de fora da área e a bola passou por cima do travessão. Na última troca atleticana, aos 32, o volante Erick deu lugar para o atacante Matheus Babi, que teve a chance de empatar aos 44, mas o disparo da entrada da área saiu pela linha de fundo.

O próximo jogo do time de Felipão será na Arena da Baixada pela Copa do Brasil, terça-feira (12), contra o Bahia, às 20h30. O Athletico tem a vantagem do empate para avançar para as quartas-de-final porque ganhou o primeiro confronto por 2 a 1, em Salvador. Também na Arena, o rubro-negro vai receber o Internacional no próximo sábado (16), às 16h30, pela Série A.

O aproveitamento com Luiz Felipe Scolari é de 72% dos pontos disputados: 17 jogos, 11 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.