No mês de julho, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), órgão da Secretaria de Infraestrutura e Logística, atingiu a marca de 110 mil atendimentos em serviços de operação nas rodovias que compõem o antigo Anel de Integração. Os procedimentos compõem o uso de gincho, veículos de inspeção, apoio ao usuário, uso de caminhão-pipa e apreensão de animais soltos.

O departamento afirmou que 95% dos atendimentos realizados atenderam à BR-277, rodovia que liga Foz do Iguaçu à Paranaguá. Os outros 5% foram utilizados em rodovias que dão acesso à ela. As principais ocorrências foram pane mecânica, materiais fora da pista, ressolagem de pneus, sinalização danificada ou inexistente, acidentes sem vítima e com pessoas atingidas, registrando ainda atendimentos a casos de pneus furados.

Foto: DER-PR

Desde novembro de 2021, o DER-PR é o responsável por monitorar as rodovias que antes eram pedagiadas. A expectativa do governo do Estado é realizar a privatização delas no último trimestre deste ano. Em entrevista à CBN Curitiba, neste mês, o governador Ratinho Junior (PSD) disse que o Governo Federal destinou cerca de R$ 260 milhões para realização de manutenção nas rodovias federais.

A maior parte das ocorrências exigiu apenas o uso de veículos de inspeção e o guincho leve precisou ser acionado em 16% dos casos. O guincho pesado foi utilizado em 6% das situações. As outras rodovias com grande número de atendimentos foram a BR-376, também conhecida como Rodovia do Café, com 19%; BR-369, com 10%; e a PR-151, com 4%. O governador apontou que a expectativa é resolver mais da metade dos problemas da malha viária com a privatização dos dois primeiros lotes de rodovias.

Pessoas que transitam pelas rodovias federais e estaduais que deixaram de ser privatizadas podem acionar os serviços ou pedir orientações por meio de um telefone disponibilizado pelo departamento que funciona todos os dias, sem limite de horários, incluindo feriados. O canal de comunicação é o 0800 400 0404.

Foto: DER-PR

O governo do Paraná espera que R$ 9 bilhões sejam utilizados em locais que sofreram danos no final do ano passado e início deste ano, como na BR-277, onde quedas de barreira e afundamento de pista prejudicaram o tráfego de veículos ao longo de meses. O DER-PR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) precisaram trabalhar juntos para a liberação desses pontos, já que a rodovia não está mais privatizada.

A região oeste tem o maior número de atendimentos dentre as cinco regionais do departamento, com 26% da quantidade de apoios realizados. Segundo o DER-PR, o fato se deve porque o trecho é o mais extenso e contínuo da BR-277, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Guarapuava, e que tem cerca de 380 quilômetros.