O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou, nesta semana, as obras para contenção definitiva da encosta danificada na BR-277, no km 39 e no km 41, onde deslizamentos atingiram a rodovia durante chuvas no mês de novembro.

As obras, que eram de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram enviadas para o departamento estadual após o órgão federal alegar não ter dinheiro para os reparos. O DNIT é responsável apenas pelo desmoronamento que aconteceu no km 42.

Na área, equipes realizam a perfuração dos pontos onde serão instalados chumbadores, onde será colocada uma tela metálica de alta resistência para evitar o deslizamento de materiais em caso de novas chuvas. Até fevereiro, a tela será montada nos dois pontos sob responsabilidade do DER-PR.

O departamento também irá instalar novos drenos e canaletas de corte e intermediária para desviar as águas da chuva e evitar que se acumulem nos taludes ou na pista nos dois pontos em obras. A previsão do DER-PR é liberar os dois pontos da rodovia até fevereiro.

No km 42, o DNIT continua com as obras de reparo onde pedras deslizaram durante temporais no mês de outubro. Por conta do deslizamento, a área precisou ser interditada e a previsão é que o trecho seja liberado apenas em 31 de março, após o término do reparo.

Com informações da assessoria