O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) já emitiu cerca de 100 autos de infração à empresa BR Travessias, responsável pelo ferry boat de Guaratuba, no litoral paranaense, e não descartou um possível encerramento de contrato.

No entanto, segundo o diretor de operações do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, essa medida não é tão simples, pois, a única empresa que participou da licitação para prestação do serviço é a que atua.

De acordo com o diretor de operações do DER/PR, o processo para contratação da empresa que administra o ferry boat demora cerca de 18 meses.

Um processo administrativo foi aberto, ainda no ano passado, para avaliar a possibilidade de anulação do contrato com a BR Travessias. Alexandre Castro Fernandes afirmou que o departamento já oficiou algumas empresas para o caso disso acontecer.

O diretor de operações do DER afirmou ainda que de todos os autos de infração feitos a maioria é pela demora na travessia do ferry boat.

A BR Travessias assumiu o serviço do ferry boat em abril de 2021. De lá para cá, foram centenas de reclamações e até de problemas com as embarcações sejam por balsas à deriva, falta de combustíveis e demora de mais de três horas de fila para atravessar.

Alexandre Castro Fernandes frisou que uma nova embarcação foi adquirida pela empresa para diminuir o tempo de travessia e

Nesta semana, a prefeitura de Guaratuba decretou estado de calamidade pública por conta dos problemas na travessia do ferry boat e pediu a anulação do contrato com a empresa.

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho determinou que o Procon Paraná notifique a BR Travessias sobre os problemas apresentados e frisou que a multa, caso os problemas não sejam solucionados, pode chegar a R$ 11 milhões.

Em nota, a BR Travessias disse que reafirma seu empenho e a realização de investimentos permanentes no sentido de recuperar equipamentos, estruturas e oferecer um serviço de excelência que o usuário merece, o que reconhece, ainda não alcançou, assim como o de cumprir todas as determinações contratuais, nos prazos estabelecidos.