O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar na manhã desta quarta-feira (21) uma faixa adicional de tráfego na BR-277, no Litoral, na altura do km 39, um dos locais atingidos por deslizamento de terra nas últimas semanas. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (20), após vistorias e reuniões no local.

A liberação de mais uma faixa acontece entre os quilômetros 39 e 40, com trânsito liberado em três faixas. Já entre os quilômetros 41 e 42, o tráfego segue em duas faixas.

Procurada pela CBN Curitiba para fornecer mais informações sobre como funcionará o tráfego no trecho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a liberação da faixa adicional ainda depende da avaliação do órgão sobre sinalização viária e segurança no trajeto.

De acordo com o DER, a empresa responsável pelos serviços implantou novas barreiras de concreto New Jersey na altura do deslizamento do quilômetro 39, bem como demais dispositivos de segurança para disciplinar o tráfego. O trecho já está pronto para a mudança, mas, a pedido da PRF, o DER/PR vai liberar a faixa somente na quarta devido à baixa visibilidade da rodovia durante a noite.

A medida é possível após sondagens e verificações da encosta realizadas ao longo desta terça-feira, mesmo com as fortes pancadas de chuva e neblina registradas na região. Os pareceres técnicos já asseguraram as condições de segurança necessárias para ampliação da capacidade de tráfego, com execução simultânea dos serviços de recuperação da encosta. O monitoramento do trecho em obras será permanente enquanto durarem os serviços.

A liberação da faixa vai desafogar o trânsito de veículos no local, que permanecerá em duas faixas somente entre os km 41 e km 42, de acordo com o DER. Outras sondagens serão realizadas no deslizamento do km 41, onde o local atingido tem aproximadamente 100 metros de extensão vertical. Estas análises também serão usadas para uma definição quanto às obras de recuperação, que poderão contemplar soluções como solo grampeado com tela, instalação de uma geogrelha, ou de uma grelha de aço de alta resistência.

O DER/PR permanece dialogando com o DNIT visando a liberação de uma faixa adicional na altura do km 42, com retirada do guindaste sendo utilizado na obra. Por enquanto, a previsão é que o equipamento seja deslocado a partir desta quinta-feira, retornando somente após o dia 31 de dezembro. Essas medidas também contam com apoio da Defesa Civil e da PRF.

* Com informações da AEN

* Matéria atualizada às 20h57