Desde o dia 14 de outubro a área do km 42 da BR-277 conta com um desvio operacional após um desmoronamento de rochas. Em novembro, novos deslizamentos provocaram a interdição de faixas nos km 39 e 41.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) afirmou que a obra emergencial de contenção deve ter início nesta segunda-feira (09), incluindo a chegada de um guindaste. A previsão é que estes serviços emergenciais sejam concluídos até o dia 25 de fevereiro.

O DER/PR assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41 em dezembro. A responsabilidade pelo trecho da rodovia federal era do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), que afirmou não ter condições financeiras para arcar com os custos das obras.

No entanto, o DNIT continua responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41. O órgão federal retirou o guindaste e liberou a pista antes em 22 de dezembro, com previsão de retorno dos serviços no início deste ano.

Com informações da assessoria