Nesta quarta-feira (13) técnicos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão apresentar em audiência pública na Assembleia Legislativa uma análise sobre o novo modelo de pedágio no estado.

Segundo o líder da oposição na casa, deputado Arilson Chioratto, serão abordados os aspectos legais, financeiros, diagnóstico de risco e impacto nos municípios.

O estudo pode, inclusive, iniciar um processo para mudanças no projeto que já está no Tribunal de Contas da União.

O primeiro secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli reforça a remodelagem do que vinha sendo proposto para os pedágios no Paraná.

O novo modelo de pedágios no estado foi feito com base na menor tarifa e garantia de execução de obras contratadas.

Desde o dia 28 de novembro de 2021 não há cobrança de pedágios no Paraná e a situação ficará assim até que uma nova licitação seja realizada. O modelo repaginado dos pedágios foi apresentado pelos governos estadual e federal e após pressão de vários setores econômicos e políticos, foi estabelecida na menor tarifa. Os vencedores terão 30 anos para explorar as rodovias paranaenses. A malha viária foi divida em seis lotes e a disputa deve ser feita na bolsa de valores.