O Projeto de Lei que autoriza a administração dos Portos de Paranaguá a contratar uma operação de crédito para financiamento do projeto Cais Leste no valor de R$ 495 milhões e 550 mil vai voltar para discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A votação era em regime de urgência, com toda a tramitação prevista para esta segunda (30). O projeto avançou na primeira discussão mas deputados da oposição pediram revisão do projeto. O deputado Arilson Chiorato (PT) disse que faltam pareceres técnicos.

O projeto Cais Leste prevê a implantação de nova estrutura exclusiva para receber produtos que chegam pela ferrovia. Será construído um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, conectado aos terminais integrantes do Corredor Leste de Exportação do terminal marítimo paranaense. O investimento total é de cerca de R$ 592 milhões.

O deputado da bancada da Casa, Gugu Bueno (PSD), explicou que o projeto deve comportar o aumento nas exportações.

Com a reforma, a expectativa é que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá.

Entre janeiro e julho deste ano o porto paranaense registrou aumento de 32% na movimentação – alta puxada principalmente pela soja em grão, seguida pelo farelo de soja e milho. No período, foram embarcadas 4.062.168 toneladas de cargas, acima das 3.075.651 toneladas movimentadas no mesmo período no ano anterior.