Este 1º de fevereiro também marcou a posse dos deputados federais eleitos pelo Paraná para a atual legislatura na Câmara Federal. A bancada paranaense na Câmara Federal é composta por 30 deputados. E a renovação para os próximos quatro anos chegou a 36,7%, com onze novos parlamentares, contra 19 que foram reeleitos.

As novidades desta lista incluem o ex-procurador da República, Deltan Dallagnol (Podemos). Ele foi o candidato a deputado federal mais votado nas eleições do ano passado, com 344.917 votos. Dallagnol ganhou projeção nacional ao comandar a força-tarefa da Operação Lava Jato no âmbito do Ministério Público Federal. Dallagnol tem 43 anos.

Foi justamente a Operação Lava Jato que influenciou o rumo da carreira de mais um novato na Câmara Federal. O ex-governador Beto Richa (PSDB), de 57 anos, assumiu o primeiro mandato como deputado federal. Ele foi o chefe do Executivo estadual entre 2011 e 2018, além de prefeito de Curitiba entre 2005 e 2010.

Beto Richa foi denunciado pela força-tarefa da Lava Jato e chegou a ser preso em 2019. Um ano antes, foi preso dentro da Operação Rádio Patrulha, do Ministério Público Estadual. Após as denúncias e as prisões, Richa ficou longe dos holofotes, mas voltou ao cenário político com a candidatura nas eleições 2022.

Outra novidade da bancada paranaense para os próximos quatro anos na Câmara Federal é a ex-vereadora de Curitiba, Carol Dartora (PT). É a primeira mulher negra eleita deputada federal pelo Paraná, assim como já havia sido a primeira negra eleita para a Câmara Municipal de Curitiba. Carol Dartora tem 39 anos.

Quem também assume o primeiro mandato como deputado federal é o delegado Matheus Laiola, do União Brasil. Ele ficou bastante conhecido nos últimos anos pela atuação contra os maus tratos a animais.

Outro deputado federal que ganhou visibilidade nos últimos três anos foi o ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em função da pandemia de Covid-19. Ele foi o comandante da pasta da Saúde durante o primeiro governo de Ratinho Junior. É o primeiro mandato dele na Câmara Federal, mas já foi prefeito de Apucarana.

Ex-deputados

Ex-deputados estaduais figuram na lista de novidades da bancada paranaense na Câmara Federal para os próximos quatro anos. O agora deputado federal Tadeu Veneri, do PT, tem 63 anos e foi deputado estadual entre 2010 e 2022. O fato de ter sido eleito como deputado federal auxiliou na renovação na Assembleia Legislativa e também na Câmara Federal. No caso da bancada paranaense em Brasília, houve uma renovação de quase 37%.

Quem também deixou o Paraná para se mudar para Brasília é o ex-deputado estadual Tião Medeiros, do PP. Ele esteve na Assembleia Legislativa por dois mandatos, entre 2015 e 2022. Vai representar o Estado no Congresso Nacional pela primeira vez.

O ex-deputado estadual Paulo Litro (PSD) também integra essa lista de novatos paranaenses na Câmara Federal. Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 e foi reeleito em 2018, mas decidiu se candidatar para deputado federal nas últimas eleições.

Geraldo Mendes, do União Brasil; Padovani, também do União Brasil; e Dilceu Sperafico (PP) fecham a lista de 11 novidades na bancada paranaense. Geraldo Mendes tem 37 anos e é empresário. Já Nelson Padovani tem uma história na política, por ter sido vereador em Cascavel em 2008. E Dilceu Sperafico retorna à Câmara Federal. Ele teve várias passagens por Brasília, sendo a última delas no mandato entre 2015 a 2018. Agora, retorna à Brasília.

Confira a lista de deputados federais pelo Paraná para o mandato 2023-2026:

Aliel Machado (PV)
Beto Preto (PSD)
Beto Richa (PSDB)
Carol Dartora (PT)
Delegado Matheus Laiola (União Brasil)
Deltan Dallagnol (Podemos)
Diego Garcia (Republicanos)
Dilceu Sperafico (PP)
Ênio Verri (PT)
Felipe Francischini (União Brasil)
Filipe Barros (PL)
Geraldo Mendes (União Brasil)
Giacobo (PL)
Gleisi (PT)
Leandre (PSD)
Luciano Ducci (PSB)
Luísa Canziani (PSD)
Luiz Nishimori (PSD)
Padovani (União Brasil)
Paulo Litro (PSD)
Pedro Lupion (PP)
Ricardo Barros (PP)
Sandro Alex (PSD)
Sargento Fahur (PSD)
Sérgio Souza (MDB)
Tadeu Veneri (PT)
Tião Medeiros (PP)
Toninho Wandscheer (PROS)
Vermelho (PL)
Zeca Dirceu (PT)