Plenário e galerias lotadas. Assim foi a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão solene que marcou a posse dos 54 deputados e deputadas eleitos na última eleição, para mandatos de quatro anos.

O chefe de cozinha Pedro Araújo estava entre os convidados. Foi a primeira vez dele no legislativo. A partir de agora, diz que vai acompanhar mais a movimentação política no estado.

Jovina é uma representante indígena orgulhosa das origens. Foi à posse com cocar na cabeça e colares coloridos. Tem esperanças de que a representatividade seja colocada em prática, para melhorar a vida na aldeia.

Nesta 20ª legislatura, a renovação foi de 44,5%. 30 deputados foram reeleitos e 24 estão chegando. Alguns, já trazem na bagagem a experiência de outros mandatos e para o deputado estadual Márcio Pacheco (REPUBLICANOS) essa mistura de gerações faz bem à democracia.

Segundo ele, agora é seguir a rotina da casa. Ele lembrou que neste inicio, algumas decisões importantes já são tomadas.

A próxima sessão plenária está agendada para segunda-feira (6) quando serão definidas as composições internas das comissões permanentes e temporárias, a principal delas, Comissão de Constituição e Justiça. No total são 26 comissões permanentes.