O deputado Arilson Chiorato (PT) entrou com uma medida cautelar no Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão do processo de licitação do novo modelo de pedágio, que está em análise no órgão. O pedido de suspensão, que também é assinado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e é embasado na mudança de modelo econômico e também na ausência de documentos como de projetos técnicos das obras e de estudos com os valores das desapropriações.

Sobre a modelagem, na apresentação de fevereiro de 2021, o Governo Federal apresentou um modelo híbrido de concessão onerosa, porém, em agosto, o Ministério da Infraestrutura apresentou uma nova proposta, que não foi discutida em audiências com a população.

O governador Ratinho Junior disse, em entrevista no estúdio da CBN Maringá, que considera que os deputados estão atrasados porque o modelo econômico foi discutido em audiências públicas, caso contrário não estaria já no TCU.

O governador também disse que o pedágio foi por muito tempo palanque político no Paraná.

Já na avaliação dos parlamentares, o trâmite deveria voltar para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para ser realizada nova audiência pública para consulta da população, uma vez que a proposta atualmente em análise do TCU é completamente diferente da apresentada no início do ano passado.