Já chegou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei que revoga a lei que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná. A medida propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara facial durante a pandemia.

Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual. Essa proposta agora será encaminhada internamente pelos deputados estaduais e depois será sancionada.

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, há várias ideias parecidas tramitando na casa, mas todas serão reunidas para que a votação em plenário aconteça até quarta-feira da semana que vem.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (09), o governador Ratinho Junior disse que a questão da flexibilização ou não do uso de máscaras tem sido debatida constantemente entre as autoridades de saúde.

A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação, com mais de 75% da população com a cobertura vacinal completa, e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.