O Coritiba não aproveitou o baixo aproveitamento do Botafogo como mandante na Série A do Campeonato Brasileiro: em casa, o time carioca tinha apenas três vitórias em 13 partidas e não vencia há quatro jogos. Neste sábado (17), o alviverde perdeu por 2 a 0 no Engenhão, no Rio de Janeiro, e continuou sendo o único visitante sem vitória na competição (agora, dois empates e onze derrotas). Quando os gols aconteceram, entre os 29 e os 33 minutos do segundo tempo, o Botafogo já havia batido três vezes na trave.

Com esta derrota, o Coritiba permaneceu em 16º lugar, com 28 pontos, mas com risco de retornar para a zona de rebaixamento. Para não descer na tabela, a equipe do técnico Guto Ferreira torce para o Cuiabá, o 18º, com 26, não ganhar do Athletico no confronto deste domingo (18) na Arena da Baixada, às 19h.

O jogo

Após dois chutes cruzados de Júnior Santos, um em cada tempo, a bola bateu na trave direita do goleiro Gabriel Vasconcellos, que ainda tocou na bola no primeiro lance. Mais tarde, houve a bola no travessão, depois de um cabeceio de Victor Sá.

O ataque do Coritiba teve a boa sintonia de Alef Manga e Fabrício Daniel. No entanto, na hora da conclusão, ambos chutaram para fora: Fabrício duas vezes e Alef uma.

O alviverde reclamou da arbitragem, que parou uma jogada, aos 23 minutos da etapa final, quando Bruno Gomes recebeu na área com ótima chance para arrematar. O árbitro Paulo Cesar Zavonelli considerou falta de Alef Manga (contra Adryelson), que ergueu a bola para Bruno Gomes.

Aos 29, Marçal cobrou falta pelo lado esquerdo e Victor Cuesta cabeceou certeiro, abrindo o placar. Aos 33, Eduardo roubou a bola, que estava com o zagueiro coxa-branca Luciano Castán, na ponta direita do ataque carioca e rolou para Tiquinho Soares, livre de marcação, definir e deixar o Botafogo em 10º lugar, com 34 pontos.

Depois da oitava derrota consecutiva fora de casa, o Coritiba vai ficar dez dias sem entrar em campo. O jogo contra o Ceará está marcado para o dia 28, uma quarta-feira, às 19h, no Couto Pereira.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
27ª rodada
Sábado, 17/9 – 19h – Engenhão, no Rio de Janeiro
BOTAFOGO 2 x 0 CORITIBA
Gols, ambos no 2º tempo: Victor Cuesta aos 29 minutos e Tiquinho Soares aos 33
Árbitro: Paulo Cesar Zavonelli da Silva, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Leonardo Henrique Pereira, todos de Minas Gerais
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos, de São Paulo
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Eduardo (Botafogo), Luciano Castán, Robinho, Warley e Matias Galarza (Coritiba)
Renda: R$ 384.655,00
Público: 13.419 pagantes (total: 15.080)
Botafogo: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Gabriel Pires), Lucas Fernandes (Danilo Barbosa) e Eduardo (Lucas Piazon); Jeffinho (Victor Sá), Tiquinho Soares (Gustavo Sauer) e Júnior Santos; técnico: Luís Castro.
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Nathan Mendes (Natanael), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes (Matias Galarza), Jesus Trindade e Robinho (Régis); Warley (Hérnán Pérez), Fabrício Daniel (Matheus Cadorini) e Alef Manga; técnico: Guto Ferreira.