Depois de uma decisão do TSE que suspende o cancelamento de títulos, o Paraná vai ter mais 141 mil eleitores votantes nas eleições desse ano. Na terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou por unanimidade uma resolução que suspende para as eleições de 2022, os efeitos dos cancelamentos de títulos eleitorais decorrentes de revisão do eleitorado.

Com a decisão, eleitoras e eleitores que estejam nesta situação vão poder votar normalmente em outubro. O Plenário acolheu a proposta devido à pandemia de Covid-19.

Na sessão, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, afirmou que a prorrogação da suspensão dos efeitos dos cancelamentos é necessária por causa do atual quadro sanitário; à relativa proximidade do período crítico para a força de trabalho nos cartórios eleitorais; e diante do prazo para que eleitoras e eleitores possam tirar, regularizar ou transferir o título, que vai até 4 de maio.

Segundo o ministro, todo esse contexto desaconselha ações que possam desencadear um aumento da demanda por atendimento eleitoral.

Além disso, no entendimento do TSE, é preciso prestigiar o princípio da igualdade de tratamento, que foi aplicado às eleitoras e aos eleitores em situação idêntica nas eleições de 2020. Isso porque medida similar já havia sido adotada pelo Tribunal em abril daquele ano, um mês após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia de covid-19.