A derrota para o São Paulo, por 4 a 0, neste domingo (10), na capital paulista, pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro fez o Athletico demitir o técnico Alberto Valentim. E, nesta segunda-feira (11), a comissão técnica do rubro-negro teve mais uma baixa: o auxiliar Lucho González pediu para deixar o clube.
Interinamente, Lucho seria o orientador do elenco atleticano para o jogo da próxima quinta-feira (14), contra o The Strongest, da Bolívia, às 19h, na Arena da Baixada, pela Copa Libertadores da América. Agora, esta função fica com Maurício Souza, outro auxiliar-técnico, enquanto o Athletico não contrata o substituto de Alberto Valentim.
Embora tenha sido o técnico campeão da Copa Sul-Americana (1 a 0 contra o Bragantino, em Montevidéu, em outubro), Alberto obteve um aproveitamento de apenas 38% no time paranaense: 28 jogos, 8 vitórias, 8 empates e 12 derrotas. Antes da goleada são-paulina, pesavam contra o treinador a eliminação nas semifinais do Campeonato Paranaense (nos confrontos com o Coritiba, uma derrota por 2 a 1 e um empate por 1 a 1), em março, e o empate sem gols diante do Caracas, terça-feira (5), na capital da Venezuela. O Caracas é considerado o time mais frágil do grupo.
Para substituir Valentim, o Athletico descarta nomes considerados caros, como o curitibano Cuca, que deixou o Atlético Mineiro em dezembro, alegando questões pessoais, após ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil.