A Defesa Civil nacional lançou o novo sistema de alerta para desastres climáticos no Brasil.
O projeto-piloto será testado nas cidades de Morretes, no litoral do Paraná, e União da Vitória, no interior do estado, além de outras nove cidades espalhadas pelo país. Os primeiros testes serão feitos com o uso da tecnologia Cell Broadcast no próximo sábado (10). Os alertas vão funcionar como uma mensagem pop-up na tela dos celulares que estiverem dentro de um raio previsto pela Defesa Civil.
Cristiana Camarate, conselheira da Anatel, órgão que faz parte da parceria para a criação do projeto com o uso de operadoras de telefonia, explica que a nova tecnologia será somada ao que já existe hoje para a prevenção de desastres.
Os usuários vão ter que interagir com essa mensagem. O envio independe de cadastro, como ocorre no sistema em que há o envio do CEP da residência para o número 40199 e o usuário recebe informações via SMS, Whatsapp e Telegram. Diante dos problemas em regiões que não possuem CEPs específicos e também em caso de pessoas fora dos seus domicílios, a nova tecnologia deverá avisar a todos dentro do espaço onde há riscos, como desmoronamentos, chuvas intensas e alagamentos. Além da mensagem, um alerta sonoro também será feito nos aparelhos
Armin Braun, diretor nacional do Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil explica que, conforme os estudos realizados sobre as mudanças climáticas, a tendência é de que catástrofes como as vistas no Rio Grande do Sul e no Pantanal aumentem exponencialmente ao longo dos anos.
Os testes serão feitos no próximo sábado (10), às 15h.
Ainda não há data para quando o sistema será aplicado nas demais cidades do estado do Paraná.