Desde a semana passada, diversos órgãos de defesa do Paraná fazem a arrecadação de suprimentos para enviar aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros, que também atua nos resgates, realiza a arrecadação de itens como água, material de higiene e limpeza para enviar ao estado gaúcho.

As doações são recebidas em todas as sedes dos quartéis dos bombeiros no Paraná, como explica a capitã Luisiana Guimarães, do Corpo de Bombeiros.

Na sede do Corpo de Bombeiros, na Rua Nunes Machado, no centro de Curitiba, muita gente aproveita para fazer suas doações. Orlando tem uma filha que mora no Rio Grande do Sul e foi um dos primeiros a chegar nesta segunda-feira (6) com itens de higiene e outros donativos.

Luciane Silva é aposentada e, após ajudar as pessoas, trouxe ração para os diversos animais que estão sendo resgatados também.

Em outro carro, o contador Paulo Ribeiro trouxe no porta-malas o que pôde. Para ele, o pouco pode ser muito para quem perdeu tudo nas enchentes.

Já Nicolas Areli, que é policial militar do Rio de Janeiro, mas está em Curitiba, tem reunido recursos com a ajuda de amigos, da igreja e da corporação onde trabalha, para comprar mantimentos e doar às vítimas das enchentes.

Quatro caminhões foram carregados na manhã desta segunda pela Defesa Civil do Paraná e enviados para o Rio Grande do Sul. O órgão é o responsável pelo envio dos recursos angariados pelo Corpo de Bombeiros e outras doações.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schuing, pontua que a arrecadação é uma das maiores que ele já viu.

A Sanepar, companhia de abastecimento de água do estado, doou 144 mil copos de água. Seis toneladas de alimentos foram disponibilizadas pela Ceasa/PR.

Rogério Gaudêncio, professor aposentado, reforça que, mesmo não tendo familiares no Rio Grande do Sul, é importante que cada um faça a sua parte, já que a tragédia não deve acabar com a redução das enchentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também iniciou uma campanha de arrecadação. As doações estão sendo recebidas em qualquer unidade da corporação no Paraná e em outros estados até o dia 8 de maio.

Valores em doações via PIX podem ser feitos para a conta criada pelo governo do estado gaúcho, pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38. O nome da conta é SOS Rio Grande do Sul e o banco é o Banrisul.