De acordo com o boletim divulgado pelo 8º Grupamento de Bombeiros e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil no inicio da noite desta quarta-feira (10), os ventos fortes e as chuvas atingiram todo litoral paranaense. Os eventos climáticos provocaram o aumento do nível de água nas praias, semelhante a ressaca, ocasionando pontos de alagamentos e inundações. O levantamento aponta que o horário de maior intensidade foi entre o meio dia e às 15h, com incidências de rajadas de ventos de 97,2 km/h e precipitação de 101,6 mm em 24h em Guaratuba, município mais atingido, seguido por Matinhos, que teve danos de média gravidade, relacionados principalmente a alagamento e inundações, destelhamentos, quedas de estruturas e árvores, e interrupções de água e energia elétrica.
Até agora, o levantamento aponta que 263 pessoas foram atingidas em todo litoral, com 38 famílias desabrigadas, 20 delas na região de Guaratuba e 18 em Matinhos. Foram distribuídos 21 rolos de lona com 100 metros cada, sendo que deste total, 17 unidades tiveram Guaratuba como destino.
Para as próximas horas não há previsão da incidência de ventos ou chuvas fortes no litoral do Estado, e a tendência é de estabilização com volta à normalidade. Porém, segundo a Defesa Civil, ainda há risco de alagamentos.
Mais informações ao longo de nossa programação.
Ouça a matéria:
Assista ao vídeo cedido pela assessoria de imprensa de Matinhos: