A Defensoria Pública do Paraná enviou um ofício para 14 cidades do Estado pedindo informações sobre o atendimento à população em situação de rua durante a onda de frio que chegou ao Paraná nesta semana.

Foram oficiadas as prefeituras de Cascavel, Guarapuava, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Piraquara, Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Pinhais.

O documento pede aos representantes dos municípios a urgente ampliação das abordagens sociais e de vagas para acolhimento das pessoas em situação de rua e, para o caso de não aceitarem o acolhimento, que sejam disponibilizados cobertores, mantas e agasalhos que possam amenizar o impacto do frio intenso.

A Defensoria Pública solicita, ainda, que a população seja alertada e orientada sobre a onda de frio, visando à adoção de ações de autoproteção, além de articulação com parceiros locais e órgãos como a Defesa Civil para que, em caráter de urgência, sejam adotadas medidas de prevenção contra as baixas temperaturas.

Os ofícios pedem que os municípios que informem como está o planejamento das Operações Inverno 2022 ou ações semelhantes que tenham como objetivo assegurar a eficiência dos serviços socioassistenciais à população em situação de rua, bem como a integridade física destas pessoas neste período de baixas temperaturas.