A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lançou esta semana um mapeamento on-line com o objetivo de apresentar um reforço no enfrentamento da violência doméstica sofrida por muitas mulheres. Esse mapeamento contém uma lista de serviços de apoio destinados às mulheres em situação de violência doméstica e foi disponibilizado por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM).

De acordo com o órgão, a criação do mapeamento apareceu com a necessidade de facilitar o acesso à informação a todas as pessoas. A plataforma está disponível na página do NUDEM, no site da Defensoria Pública, e conta com benefícios sociais e serviços que estão disponíveis nas comarcas que possuem o serviço da DPE.

A assessora jurídica do NUDEM, Camila Mafioletti Daltoé, conta como surgiu a ideia de criar essa ferramenta e ressalta que equipes multidisciplinares de todas as sedes da Defensoria Pública, espalhadas pelo estado, participaram do mapeamento.

A ferramenta disponibiliza a localização de abrigos, Centros de Atendimento Especializado, serviços de saúde, juizados especializados e locais que oferecem o benefício do aluguel social, que disponibiliza um valor mensal para mulheres que precisam sair de suas casas por conta da violência.

A ferramenta pioneira tem a proposta de atualização constante do painel à medida que novos serviços venham a ser incorporados no enfrentamento da violência contra as mulheres e também quando houver atualização ou modificação de algum contato.

Camila Mafioletti Daltoé explica que para algumas mulheres é difícil romper a situação de violência, mas quando o Estado oferece serviços e apoio, muitas se sentem encorajadas a saírem desse ciclo de agressões constantes.