Um levantamento feito pela Coordenadoria de Planejamento da Defensoria Pública do Paraná indicou que em 2020 foram atendidos mais de 2.850 casos de violência doméstica, já em 2021 o número de atendimentos saltou para mais de 6.500. Conforme a Defensoria Pública, a instituição atende casos de violência contra a mulher somente na capital, por meio do posto avançado de atendimento que fica na Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba.

A alta do número de casos tem algumas explicações, entre elas está a pandemia da Covid-19, que intensificou fatores de risco para a violência doméstica, além de dificultar o acesso a muitos serviços oferecidos pela Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência na Capital. Como destaca a psicóloga da Defensoria Pública do Paraná na Casa da Mulher Brasileira, Jéssica Paula da Silva Mendes.

A psicóloga lembrou que, em 2020, no começo da pandemia foi registrada uma queda no número de atendimentos, pois as muitas mulheres ficaram isoladas com seus agressores e isso dificultava o acesso a diversos serviços, além de impedir que elas fizessem as denúncias. Contudo, em 2021, o número de atendimentos cresceu devido aos serviços da rede de proteção terem se adaptado à nova realidade e também proporcionado acesso de forma mais rápida às vítimas.

A Defensoria Pública do Paraná criou formas importantes para o registro de boletim de ocorrência online. Em julho de 2020, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), em parceria com o posto avançado da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba, lançou uma cartilha ““10 passos para o registro de Boletim de Ocorrência Online – Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, com o intuito de ajudar as mulheres a registrar o Boletim de Ocorrência.

Jéssica fala sobre os canais disponíveis para denúncias que as mulheres em situação de violência doméstica podem utilizar.

A Defensoria Pública do Paraná na Casa da Mulher Brasileira está disponível pelo celular (41) 99161-7880, inclusive pelo whatsapp. Para tirar dúvidas sobre o atendimento, as pessoas podem enviar e-mail para: [email protected]

A equipe também faz atendimentos presenciais em casos urgentes e também agendados, sempre que solicitado pelas mulheres.