A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) publicou nesta terça-feira (20) a declaração de vencedor da licitação para operar a travessia do ferryboat de Guaratuba, no Litoral. A Internacional Marítima Ltda., que havia arrematado a disputa de preços em maio, teve toda a sua documentação analisada e aprovada pela comissão de contratação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
O investimento corrigido é de R$ 131.792.989,44, com prazo de execução de 25 meses.

Com a publicação da declaração de vencedor, tem início período de três dias úteis para apresentação de recurso por parte da outra participante, seguido por igual período para contrarrazões, caso haja a necessidade.

Em seguida, a licitação segue para homologação do resultado e depois são realizados os trâmites internos para formalizar a contratação.

Segundo o DER/PR, estão previstos os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferryboats, pontes e flutuantes de propriedade do DER/PR; disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferryboats), além dos três que já estão disponíveis, com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio.

O contrato ainda prevê estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

Um dos critérios do edital era uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferryboats do DER/PR. Não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos, visando garantir a operacionalidade da travessia e evitar formação de filas.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

A Internacional Marítima Ltda. atualmente já opera a travessia, porém por meio de contratação emergencial, que deve ser encerrada em agosto.
O serviço será realizado durante as obras da Ponte de Guaratuba.

* Com informações da AEN