Novo diretor do Coritiba, René Simões está de volta ao Coritiba, do qual foi treinador em 2007 e em 2009. Na primeira passagem, foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Conhecido pelo tom motivador, este carioca de 62 anos elogiou o planejamento do alviverde, que retorna este ano à Série A, e afirmou que é necessário cautela na hora de contratar. “Acho que temos bons músicos em todas as áreas (do clube). Eu comparo como sendo uma orquestra e alguém tem que fazer esta orquestra funcionar (…) Para contratar qualquer um é melhor nem contratar. Estamos trabalhando com muita calma. Sair contratando é muito fácil. Contrata dez, manda embora, não paga e depois me contrata mais dez…”, disse nesta terça-feira (4) em uma entrevista ao canal do Coritiba no YouTube.

O ex-treinador que escreveu um livro sobre a campanha de 2007 (Do Caos ao Topo – Uma Odisseia Coxa-Branca) se apresenta como torcedor e procura entender a desconfiança dos que viram da arquibancada o alviverde ser rebaixado para a Série B quatro vezes nos últimos 17 anos (2005, 2009, 2017 e 2020). “O nosso torcedor, e um sou deles também, passou a ser muito desconfiado, que vive muito com medo. Mas é possível fazer mais do que se espera. Se você sonha pequeno, a tendência é que você seja pequeno. Então, vamos sonhar grande, querer mais porque a tradição do Coritiba é enorme e o trabalho tem que ser enorme, com muito planejamento, sem fugir do orçamento”, completou.

A diretoria do Coritiba planeja um elenco de 34 jogadores, com um equilíbrio entre os remanescentes da Série B de 2021, os que subiram das categorias de base e novos contratados. Entre os novos, já foram anunciados o lateral-esquerdo Egídio, de 35 anos, que deixou o Fluminense, em dezembro, o meia-atacante uruguaio Pablo Garcia, de 22, que se desligou do Nacional de Montevidéu, e o atacante Alef Manga, de 27, que foi artilheiro do Volta Redonda e do Goiás no ano passado.

No CT da Graciosa, o técnico Gustavo Morínigo orienta os primeiros treinos da temporada. O Coritiba estreia no Campeonato Paranaense no próximo dia 22, um sábado, às 16h, diante do Cianorte, no estádio Couto Pereira.