O diretor do Instituto de Identificação do Paraná e delegado da Polícia Civil, Marcus Michelotto, confirmou com exclusividade à CBN Curitiba, na manhã desta terça-feira (9), que os dados cadastrais do Registro Geral (RG) poderão ser alterados pela internet, a partir de dezembro.


Dessa forma, alterações do estado civil, por exemplo, poderão ser feitas pela população sem necessidade de atendimento presencial nos postos do instituto, como explica Michelotto.

Além disso, a Polícia Civil afirmou que, a partir desta terça-feira, vai dobrar o número de vagas mensais para o atendimento presencial para a confecção do documento no Posto Central em Curitiba, passando de 4,4 mil vagas mensais para 9,2 mil vagas.

Michelotto afirma que servidores de outras áreas do Instituto de Identificação serão remanejados para fazerem esses atendimentos. No entanto, os atendimentos de urgência seguem sendo a prioridade.

São considerados casos de urgência as situações em que o cidadão não pode esperar para tirar ou renovar o RG, por exemplo: necessidade do documento para um emprego, questões médicas, negócios, viagens, entre outros.

Nesses casos, não há exigência da realização do agendamento, sendo necessária somente a apresentação de um comprovante que demonstre a urgência de emissão e os documentos obrigatórios, como Certidão de Nascimento, Documento de Identidade original do responsável e/ou Certidão de Casamento.

Nos casos não urgentes, a recomendação é que os interessados insistam, diariamente, no agendamento pelo site. No entanto, para tentar amenizar o problema, todas as quintas-feiras, serão disponibilizadas no site do instituto, 200 vagas para atendimento aos sábados.

Para fazer a segunda via fácil ou agendamentos é preciso acessar o site policiacivil.pr.gov.br