A Curva da Santa da BR-376, na região de serra em Guaratuba, teve uma média de um acidente a cada dois dias. Os dados são de um levantamento feito a pedido da CBN Curitiba à Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho entre os quilômetros 660 e 670, conhecido como a Curva da Santa. De acordo com a empresa, em 2023 foram 215 acidentes, 49 envolvendo vítimas e três óbitos. Já entre 1º de janeiro deste ano e 19 de maio, foram 68 acidentes, 12 com vítimas e duas mortes.

O último aconteceu na segunda-feira (20), quando um caminhão e uma caminhonete se envolveram em uma colisão traseira. Duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a um hospital de Joinville.

José Junior, gerente de operações da Arteris Litoral Sul, explica que o fluxo na rodovia é bastante alto, por se tratar da principal ligação entre o Paraná e Santa Catarina. Ele também pontua que o comportamento dos motoristas é um fator primordial para evitar acidentes.

Outro problema enfrentado na região, que fica na Serra de Guaratuba, é a condição climática. Neste mesmo lugar foram registrados os desmoronamentos de terra que causaram a interdição total da pista e a morte de dois caminhoneiros em decorrência do encharcamento do solo pelas chuvas.

Segundo a concessionária, diversas modificações goram feitas na pista para reduzir o número de acidentes, no entanto, o traçado em declive e sinuoso exige dos motoristas atenção plena.

Mesmo com ações de conscientização, José explica que os registros demonstram muitas falhas humanas, nos acidentes registrados.