Dois cursinhos solidários estão com as inscrições abertas para os estudantes que pretendem prestar vestibular no próximo ano. Além de Curitiba, um dos cursos atua em mais quatro cidades do Paraná e os candidatos devem prestar atenção aos pré-requisitos.

Os interessados em fazer as aulas, na capital paranaense, podem se inscrever no Cursinho Solidário até 4 de dezembro. A instituição oferece 500 vagas para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo por membro da família. As inscrições são feitas pelo site cursinhosolidario.org.br e é preciso pagar uma taxa de R$ 65,00, até 5 de dezembro. A prova será realizada dia 10 de dezembro e as entrevistas socioeconômicas serão feitas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Os aprovados farão as matrículas entre os dias 19 e 20 de dezembro. As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de fevereiro de 2025.

O programa é um curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares, voltado para estudantes de baixa renda que estejam matriculados ou tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio em 2025. O projeto conta com professores voluntários, em colaboração com a ONG Formação Solidária, o Curso Positivo e com o apoio do Instituto Positivo.

Elias Bonfim, coordenador da ONG Formação Solidária, disse que, ao longo de 20 anos, milhares de alunos do cursinho foram aprovados em diversas universidades do país.

Um desses estudantes, que passou pelo Cursinho Solidário, foi Gabriel Ribeiro Arndt, que atualmente cursa Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O cursinho solidário Aprova também está com as pré-inscrições abertas para 2025 em Curitiba. A instituição faz parte do projeto Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar), uma organização social que existe há 21 anos.

O Aprova é destinado a jovens que não possuem condições financeiras de pagar um cursinho pré-vestibular particular. As pré-inscrições já estão abertas e para participar é necessário ser aluno de escola pública e ter menos de 18 anos.

Em dois anos de atuação, o cursinho solidário já aprovou 226 estudantes em vestibulares no Paraná. Atualmente, o Aprova é realizado em cinco cidades: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte e Campo Mourão. Para 2025, a expectativa é expandir para seis cidades.

Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da Gerar, falou como as empresas enquadradas no regime de Lucro Real podem contribuir com 1% do Imposto de Renda para apoiar o projeto.

Yasmin Arruda estuda no Aprova, em Curitiba, e vai fazer provas do vestibular deste ano.

A pré-inscrição para o cursinho, em Curitiba, pode ser feita no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPbMoFsiBMnxvdG76Om9n9WBWtiGoJPCEsciJxxt2klVE0TA/viewform?pli=1