As vacinas contra a Covid-19 para o público prioritário de 12 anos ou mais acabaram nesta quarta-feira (17) em Curitiba. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde que disse que o município aguarda uma nova remessa do imunizante para retomar a vacinação. A compra das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde, que revelou ter tido problemas judiciais com a concorrência entre as fabricantes e o que ocasionou o atraso na entrega. Enquanto isso, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou em nota que recebeu na última sexta-feira (12), “15.906 doses da vacina bivalente contra Covid-19, que já foram descentralizadas para todas as Regionais de Saúde. O Estado comunicou o Ministério da Saúde sobre escassez no estoque no dia 15 de março. De acordo com o MS, a pasta federal está em processo de aquisição de novos imunizantes com cepas atualizadas”.

Ainda conforme a nota, “a Sesa recomenda que os municípios realizem agendamento ou centralização das vacinas em locais estratégicos para aplicação, visando utilizar todas as doses de um mesmo frasco, sem que haja desperdício, até que a situação seja normalizada”.

De acordo com o infectologista Moacir Pires, as consequências da não vacinação do público prioritário apontam para um risco maior de quadros graves. Ele explica o porque esses grupos precisam da vacinação frequente.

Com o início do inverno previsto para junho, a expectativa é de que os imunizantes cheguem antes das quedas ainda mais bruscas de temperatura, que favorecem as transmissões de vírus respiratórios. O infectologista aponta que há uma janela de imunização que precisa ser cumprida e por isso a aplicação das vacinas precisa ser o quanto antes.

Em Curitiba, a secretaria de Saúde informou que ainda há vacinas anticovid baby, que continuam disponíveis em 102 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Já a vacina pediátrica, indicada para pessoas de 5 a 11 anos que façam parte do público prioritário, também está com estoques regulares e disponível nos postos de saúde. Apesar disso, a secretaria concentrou as doses em 10 unidades. O endereço dos locais de aplicação podem ser conferidos no site Imuniza Já da prefeitura.