Na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, a capital paranaense se prepara para uma das principais celebrações da Igreja Católica e um dos maiores eventos religiosos do ano, o festejo de Corpus Christi, que este ano traz como tema da celebração de 2022, a Paz.

O arcebispo de Curitiba, Dom José Peruzzo, falou que a temática tem o objetivo de trazer uma mensagem de otimismo e serenidade

Os tapetes coloridos que cobrem as ruas fazem parte de uma tradição para celebrar a Eucaristia e também atribuem traços culturais ao evento. Somente em Curitiba serão cerca de 1,5 quilômetro de tapetes, que começam na Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes, e seguem pela Avenida Cândido de Abreu até chegar à Praça Nossa Senhora da Salette, no Centro Cívico. Mais de quatro mil pessoas serão responsáveis pela confecção dos tapetes, que começa ainda de madrugada, como destacou o arcebispo.

A previsão da Arquidiocese da capital é superar o último número de participantes, cerca de 115 mil pessoas, que se reuniram para participar da procissão em 2019. A extensão dos tapetes, os enfeites e também o número de fiéis que acompanham os festejos para comemorar a data, faz do Corpus Christi da capital paranaense um dos maiores do mundo, de acordo com a Arquidiocese da cidade. Inclusive, o recorde é solicitado ao Guinness World Records.

A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”. A data é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a religião católica: a Eucaristia.