A Secretaria Municipal de Saúde retomou, nesta terça-feira (14), a vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos prioritários em Curitiba. Há quase um mês, o processo de imunização tinha sido interrompido para pessoas acima de 12 anos que tivessem prioridade por conta da falta de doses.

O Ministério da Saúde enviou, recentemente, novas doses das vacinas. Na sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde do Paraná repassou 21 mil imunizantes para a capital do estado. O pedreiro Sebastião Frota, de 58 anos, tem artrite reumatoide e faz tratamento contra o câncer de próstata, e disse por que se vacina.

A vacinação contra a Covid-19 também tem sido importante para idosos. O aposentado Nei José compareceu à Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba, para tomar a dose de reforço do imunizante contra a doença, e sabe bem a necessidade de se cuidar.

A nova remessa de imunizantes é parte do primeiro lote enviado pelo governo federal da vacina produzida pela farmacêutica Moderna. Ela conta com uma atualização contra um novo tipo de subvariante do coronavírus. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, explica sobre o imunizante.

A vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de março e irá substituir, de maneira gradual, todos os imunizantes que atuam contra a Covid-19 atualmente. O médico explica que é possível se vacinar contra a gripe e o coronavírus ao mesmo tempo.

A vacina contra a gripe foi liberada para todos os públicos. No caso do imunizante contra a Covid-19, o público-alvo acima de 12 anos é aquele que concentra idosos, gestantes, mulheres no pós-parto, imunocomprometidos, trabalhadores da saúde e pessoas em situação de rua.

Neste grupo, também estão indivíduos com comorbidades, deficientes, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade e funcionários que atuem no sistema que acolhe a essa população.

Na capital paranaense, seguem sendo aplicadas as vacinas para bebês de 6 meses a menores de 5 anos e crianças de 5 a 11 anos. A aplicação é realizada conforme o calendário nacional de vacinação. Para saber os locais de aplicação das vacinas, acesse o site Imuniza Já Curitiba.