Dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, referente ao mês de novembro de 2022 mostram que tanto a locação quanto a venda de imóveis residenciais usados está em um período extremamente positivo em Curitiba.

De uma maneira geral, as últimas pesquisas da entidade sobre o setor já apontavam que os anos de 2021 e 2022 registraram os melhores indicadores desde 2014 nos dois segmentos.

O presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Luciano Tomazini, afirma que o índice de Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) de imóveis residenciais para o décimo primeiro mês de 2022 fechou em 4,3%.

Tomazini ainda explica que, no período, o mercado vivenciou um alto volume de compras financiadas, o que demonstra crédito farto e juros convidativos. Houve momentos, por conta da taxa Selic baixa, que os juros estiveram menores do que o costume, mas mesmo quando subiram novamente permaneceram em patamar convidativo.

A média do índice de LSO [Locação Sobre Oferta] para os imóveis residenciais ficou na casa dos 26,3% entre janeiro e novembro, ou seja 7,3 pontos percentuais [p.p.] a mais do que os 19% registrados em 2021, que era, até então, o ano mais expressivo desde 2014.