Os adolescentes que moram em Curitiba, com 12 anos completos, poderão receber a vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira, dia 8 de novembro. A Secretaria Municipal da Saúde convoca os adolescentes nascidos entre 1º de janeiro e 8 novembro de 2009 para receberem a primeira dose da vacina contra.

Com esta convocação, Curitiba vai atender os adolescentes com 12 anos completos, concluindo assim o chamamento de primeira dose para todo o público-alvo da vacinação contra o coronavírus definido pelo Ministério da Saúde até o momento.

Segundo a secretaria, os adolescentes já convocados anteriormente – ou seja, os nascidos até 31 de dezembro de 2008 – também poderão aproveitar a oportunidade para receber a vacina, caso tenham perdido a data. O atendimento será feito em 50 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h.

Para agilizar o processo de vacinação, a secretaria orienta que os pais e/ou responsáveis façam o cadastro antecipado do adolescente, como seu dependente, na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação. Levar o termo de consentimento preenchido com os dados do adolescente e assinado pelo responsável é outro passo para dar maior agilidade à vacinação. O documento está disponível para impressão no site Imuniza Já – imunizaja.curitiba.pr.gov.br.

No dia da vacinação o adolescente deverá comparecer a um dos pontos acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento. Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Quem não possui documento com foto pode levar a certidão de nascimento, que deve ser apresentada com um documento com foto do responsável. É preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Além dos adolescentes, os pontos de vacinação também aplicarão, na segunda-feira, doses de reforço em profissionais de saúde. Haverá, ainda, antecipação de segunda dose de Astrazeneca e aplicação de segunda dose de Coronavac.  

Todos os pontos de vacinação permanecem atendendo também nesta segunda-feira: repescagem de primeira dose de pessoas com 13 anos ou mais, repescagem de segunda dose de pessoas já convocadas, repescagem de dose de reforço dos idosos já convocados (todos com 68 anos completos ou mais vacinados até 3 de maio) e repescagem de dose de reforço para imunossuprimidos vacinados com segunda dose até 6 de outubro.