Em bandeira amarela há 134 dias, a cidade definiu nesta quinta-feira (18) pela prorrogação das regras atualmente vigentes por mais 15 dias. O decreto vale até 2 de dezembro.

O uso da máscara continua obrigatório em espaços de uso público ou de uso coletivo. Também foi mantida a regra que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.

De acordo com o executivo, após análise dos dados epidemiológicos da última semana (de 10 a 16 de novembro), a pontuação da bandeira que define as restrições de funcionamento das atividades na cidade ficou em 1,35. É a melhor pontuação alcançada desde o lançamento do painel avaliativo da Secretaria Municipal da Saúde.

O número diário de casos novos apresentou queda de 29,9% nos últimos 14 dias. O número de óbitos por data de divulgação também apresentou redução no mesmo período, de 50%. Também teve queda de 22,6% o número de casos ativos.

Mesmo com a retomada de outros atendimentos eletivos e emergenciais eletivos, as taxas de ocupação dos leitos exclusivos para covid-19 estão baixas. Nesta quinta-feira (18), a taxa de ocupação das UTIs foi de 37%, com 48 pacientes, enquanto nos leitos clínicos a taxa foi de 41%, com 52 internados.