Curitiba deve ganhar uma praça equipada com mirante, no alto do bairro Vista Alegre, como um dos marcos pelos 330 anos da cidade. A estrutura será montada no terreno, de propriedade do município, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski.
O projeto, de autoria dos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foi apresentado e aprovado pelo prefeito Rafael Greca nesta última terça (10).
A estrutura vai aproveitar a topografia do local que apresenta um desnível de cerca de 10 metros entre a construção do mirante que também terá um chão transparente.
O Arquiteto do Ippuc e autor do projeto da nova praça, Mauro Magnabosco, conta que a praça com o mirante vai permitir uma visão panorâmica da cidade.
Além de atrair a população da região para a praça, o ângulo de visão do local vai permitir apreciar o nascer do sol. Ele conta que sempre enxergava o potencial do local para esse tipo de projeto.
O mirante será construído com piso aramado, similar à da Ópera de Arame, de forma a permitir a permeabilidade do terreno.
Essa implantação deverá ser feita com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e custeada com recursos próprios do município. A expectativa é de que o projeto fique pronto até o Natal deste ano, segundo o arquiteto.