Foi anunciada nesta terça-feira (28) a instalação de uma fábrica de vacinas e medicamentos em Curitiba, com investimentos de 200 milhões de reais. A reunião aconteceu no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, com representantes da Fiocruz. O investimento faz parte da consolidação do Parque Tecnológico da Saúde, onde estão instalados o Tecpar, o Fiocruz Paraná e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

Com a parceria, vai ser implantada uma fábrica para produção de insumos para vacinas e de produtos biotecnológicos de nova geração. Parte dos investimentos vai ser realizada já no segundo semestre deste ano.

O vice-presidente de Produção em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse que o investimento para fortalecer o Parque Tecnológico da Saúde vai ampliar a capacidade industrial no Brasil de produtos biotecnológicos e vacinas.

Já o governador Ratinho Junior reforçou o potencial de transformação do estado em um novo polo de vacinas no País.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, afirmou que o investimento consolida o potencial biotecnológico da capital paranaense.

Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar, disse que já estão abertos editais de prospecção de tecnologia para as vacinas pentavalente e meningocóccica, que serão produzidas no local.

O recurso investido pela Fiocruz na consolidação do Parque Tecnológico da Saúde contempla a implantação de uma planta para bioprocessos, capaz de produzir lotes de biofármacos para lotes clínicos de novos produtos, a retomada da planta industrial do Tecpar para proteínas monoméricas e outros biofármacos e uma planta industrial para produção de insumos para vacinas e biofármacos de nova geração.