Em Curitiba, uma área onde houve retirada irregular de vegetação nativa e que sofreu diversos impactos ambientais provocados por uma construtora, está sendo recuperada. A ação é resultado da atuação da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente da capital. O local, no bairro Campo do Santana, foi recentemente visitado pela equipe técnica do Ministério Público do Paraná, que constatou a implementação de medidas previstas em Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) firmado no âmbito de ação civil pública em trâmite no Judiciário.

Entre as providências constatadas a partir da vistoria estão a remoção de vegetação herbácea, o monitoramento de pragas e a adubação de cobertura vegetal. Além disso, ficou comprovado que estão em curso – e têm-se mostrado efetivas – outras medidas de compensação ambiental propostas no acordo celebrado judicialmente com o MPPR. A ação civil pública foi proposta em 2010 e, a partir da celebração do acordo, a empresa ré se comprometeu a recuperar integralmente a área danificada por conta de construção de empreendimento imobiliário.

O acompanhamento do cumprimento do acordo pela Promotoria de Justiça segue pelo prazo de dois anos, até a execução integral das medidas.

Com informações da assessoria.