Uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe/PR) vai oferecer vacinação nas escolas da rede privada da capital. O acordo foi selado em uma reunião no início desta semana e tem o objetivo de fortalecer a cobertura vacinal infantil, além de facilitar o acesso aos imunizantes e proteger as crianças contra diversas doenças.


SAIBA MAIS


O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, disse que a vacinação nas escolas é uma ação importante que conta com o apoio do Sinepe, para ampliar a imunização em crianças e adolescentes.

Haroldo Andriguetto Júnior, presidente do Sinepe, participou da reunião que formalizou a colaboração e ressaltou a seriedade e o alcance da iniciativa.

Em um primeiro momento, a iniciativa será voltada à imunização de bebês. A prioridade será a aplicação da dose zero contra o sarampo em crianças de 6 a 12 meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Essa medida foi adotada diante dos recentes registros de casos importados da doença no país, como destacou Alcides Oliveira.

Cronograma de ações

As primeiras ações nas instituições de ensino que atendem a essa faixa etária estão programadas para começar ainda neste semestre.

A expansão da parceria acontecerá no segundo semestre, quando a vacinação será ampliada para abranger todas as demais escolas particulares de Curitiba.

Outras estratégias

Essa nova frente de ação se soma às diversas estratégias, chamadas de extramuros, que a SMS tem implementado para ampliar a cobertura do Calendário Nacional de Imunização do SUS, como a busca ativa de crianças com vacinas em atraso e a vacinação em eventos, aldeias indígenas e instituições de longa permanência.

A experiência em escolas públicas demonstrou o sucesso desse modelo, com 380 instituições municipais e estaduais atendidas, 155 mil carteiras analisadas e a aplicação de 27,5 mil doses, o que comprova a eficácia de levar os imunizantes às instituições de ensino.

Índices cobertura vacinal

De acordo com a Secretaria de Saúde de Curitiba, a cobertura vacinal da influenza para o público-alvo, que inclui crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e gestantes, atingiu 50%, sendo que o esperado é vacinar 90%. Já a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, aplicada nas crianças com 1 ano de idade, está em 87,7%, para a 1ª dose, e para a 2ª dose, aplicada aos 4 anos, a cobertura é de 73,7%.