Nos primeiros sete meses deste ano o Paraná apresentou uma queda de 27% nos homicídios em Curitiba. Foram 170 de janeiro a julho de 2022 e 124 neste ano. No primeiro semestre a capital registrou o menor número de homicídios para o período nos últimos 12 anos. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, que teve 146 ocorrências do crime, a redução foi de 26%. Os dados são de balanço da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Um dos motivos, segundo a Polícia Civil, é o início das chamadas operações de saturação, principalmente em bairros mais afetados pela violência. Somente neste ano, 161 pessoas foram presas em ações na Capital. As capturas aconteceram por cumprimento de mandados de prisão em aberto e em flagrantes por crimes como tráfico de drogas e posse de armas de fogo.

A delegada Camila Cecconello, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCPR em Curitiba explica que as operações de abordagem são feitas em pontos críticos denunciados pela população.

Para Valéria Padovani, advogada criminal, mestre em Direito Penal e Segurança Pública e professora da Escola de Direito da PUCPR, a presença da polícia é positiva. Ela analisa que a população quer uma polícia presente, que respeite as comunidades.

A especialista ainda comenta sobre a necessidade de políticas públicas para redução da violência nas cidades.

Segundo a Polícia Civil, as operações de saturação nas áreas críticas vão ser replicadas também na Região Metropolitana da Capital e no Interior do Estado.