A cidade de Curitiba registrou recorde no início de vendas de imóveis no primeiro semestre deste ano. Os números foram divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) e mostram um comparativo do período com os mesmos meses dos dois anos anteriores.

O estudo de mercado apresentado pela associação destaca que a capital paranaense liberou mais de 6,6 mil unidades de incorporação no período de janeiro a junho deste ano. O presidente da Ademi-PR, Thomas Gomes, aponta que os números foram bons mesmo com indicadores econômicos pouco favoráveis.

A quantidade de imóveis indica o maior volume em unidades de alvarás licenciados desde o ano de 2011. Para o presidente da associação, o avanço do setor representa a melhora na geração de emprego no estado do Paraná. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua aponta que a renda média dos paranaenses cresceu 6,7% em um ano.

Os indicadores positivos são percebidos por quem atua no setor. O CEO da construtora Piemonte, Filipe Biscaia Demeterco, acredita que a valorização do segmento é por conta da melhora de panoramas sociais na capital.

Neste ano, 45% dos imóveis lançados já foram comercializados. O fundador da Equilíbrio Incorporação e Construção, que atua em Curitiba, Romulo De Mio, disse que a empresa investe em atrativos para potencializar a compra de imóveis.

No primeiro semestre de 2024, foram lançadas mais de 5 mil unidades. Nesse período, mais de 5 mil foram comercializadas, registrando uma velocidade de venda 36% maior que em 2023. A expectativa de representantes do setor é de que o segundo semestre, como acontece tradicionalmente, seja ainda melhor.