Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a participação de Curitiba no valor do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro reduziu em 2020. As informações mostram que a capital paranaense teve queda na participação de 0,1 ponto percentual.

No entanto, a cidade esteve ao lado de grandes municípios como São Paulo, com perda de 0,5 ponto percentual, Rio de Janeiro com redução de 0,4 e Brasília com queda de 0,2 ponto percentual.

Segundo Ingridhe de Morais Magalhães, economista e professora do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), esta retração está diretamente ligada a situações relacionadas a pandemia da Covid-19.

Apesar da queda de participação, puxada pelo setor de serviços, a economista aponta que Curitiba continua sendo a principal cidade da região sul na representação econômica do país.

As perspectivas para os dados dos anos de 2021 e 2022 é de que a capital paranaense mostre uma retomada, após as restrições do setor de serviços.