Após o fim do prazo para a realização das convenções partidárias, as eleições municipais de Curitiba têm confirmados nove candidatos à prefeitura. Eduardo Pimentel foi escolhido pelo PSD para dar continuidade ao mandato de Rafael Greca (PSD), com Paulo Martins (PL) na sua chapa como vice-prefeito.
Ney Leprevost foi oficializado pelo União, com a deputada federal Rosangela Moro (União) como vice.
Pelo PSB, o candidato será Luciano Ducci. O ex-prefeito da capital terá ao seu lado o deputado estadual Goura (PDT), em uma coalizão entre partidos.
Já o partido Mobiliza escolheu o nome de Roberto Requião para o pleito, mas ainda sem vice definido.
Sem definir um vice ou coligação, o Solidariedade lançou o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, para a candidatura em Curitiba.
O Partido Progressistas (PP) oficializou a candidatura de Maria Victoria com o advogado Walter Petruzziello (PP) como candidato vice-prefeito.
Pelo PSOL, Andréa Caldas vai concorrer junto a Letícia Faria (PSOL) ao Executivo.
Já o PSTU escolheu Samuel de Mattos para o pleito, com Leonardo Martinez como candidato a vice-prefeito.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi o último a oficializar a candidatura, com o nome de Cristina Graeml à Prefeitura de Curitiba e Jairo Ferreira Filho (PMB) indicado a vice-prefeito.
Segundo o cientista político Emerson Cervi, com todas estas candidaturas, uma das surpresas foi a ausência de partidos com força nacional nas cabeças de chapas à prefeitura.
Lucas Massimo, cientista político e coordenador do curso de Ciências Políticas da Uninter, revela que as disputas devem ir para um segundo turno.
Massimo também aponta que, em razão de nomes tradicionais e coligações expressivas, não há favoritos absolutos.
Já Cervi detalha o histórico de votação e uma particularidade de uma das chapas com mais recursos nesta eleição.
Os pedidos de registros de candidatura devem ser apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Já no dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral, com o horário eleitoral gratuito, que passa a ser exibido a partir de 30 de agosto em rádios e televisões.