Curitiba registra, em média, 14 mortes de ciclistas todos os anos por acidentes de trânsito, segundo números do Boletim Vida no Trânsito. A quantidade é referente aos últimos cinco anos. Em 2022, a capital paranaense registrou 13 mortes de ciclistas. Os dados são de acidentes no perímetro urbano da capital, registrados nas ocorrências do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN).

O número de acidentes com ciclistas pode ser maior por conta da grande extensão do município e também da quantidade de pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte diário fora desse perímetro.

Diferente do que acontece dentro da cidade, onde os ciclistas encontram com mais facilidade locais apropriados para a circulação, muita gente se obriga a trafegar onde não há condições necessárias para a própria segurança.

Um desses casos é a BR-277, a rodovia passa dentro do perímetro urbano de Curitiba e da região metropolitana, cenário em que motoristas e ciclistas acabam compartilhando o mesmo espaço.

Nesta segunda-feira (04), uma ciclista morreu atropelada na BR-277. Ela foi atingida por um carro na altura do km 74, no sentido litoral, em São José dos Pinhais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor fugiu do local.

O participante do Conselho Estadual da Bicicleta e conselheiro consultivo do Cicloiguaçu, Fernando Rosenbaumn, fala que a circulação na beira da rodovia é impraticável no atual cenário. Isso porque, enquanto não houver uma estrutura separada para as bicicletas e pedestres, o risco para os ciclistas permanece alto.

Rosenbaumn reforça a necessidade de levar segurança aos ciclistas por meio da garantia de seus direitos. São justamente os procedimentos que os ciclistas devem seguir no caso de uma colisão que ainda geram dúvidas para essas pessoas.

No caso da capital paranaense, ações educativas sobre trânsito costumam abordar as regras que devem ser seguidas por motoristas, ciclistas e pedestres para a segurança de todos. São regras como a proibição da circulação em canaletas, utilização dos equipamentos obrigatórios e o uso de gestos para sinalizar o trajeto.

Mesmo com as dicas para conscientização, o especialista em trânsito, Hugo Alexander, explica que o cenário nas rodovias é diferente por conta do maior limite de velocidade dessas vias.

Ainda em relação ao acidente que vitimou uma ciclista nesta segunda (04) no sentido litoral, em São José dos Pinhais, a Polícia Civil informou que segue apurando os fatos para identificar o condutor que fugiu do local sem prestar socorro.