Na última segunda-feira (12) um vazamento de gás de cozinha é considerado como a principal suspeita para a explosão de uma casa no bairro Capão Raso em Curitiba. Uma mulher morreu no incidente e danos foram constatados em dois imóveis, que estão interditados pela prefeitura por risco de desabamento.

Alysson Nunes Diógenes, doutor em Engenharia Mecânica e professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo explica que algumas causas são prováveis para que a explosão aconteça.

No caso ocorrido na capital paranaense nesta semana, os impactos da explosão demoliram muros, telhados e o sobrado onde o botijão estava. A prefeitura de Curitiba precisou remanejar uma turma de alunos da Escola Municipal Umuarama, que teve parte da estrutura atingida.

O especialista comenta que os danos causados por este tipo de situação podem ser ainda mais devastadores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em 2021 foram registradas 91 ocorrências com vazamento do GLP, o chamado gás de cozinha, em Curitiba. Uma explosão foi atendida pelos agentes. Já neste ano, até agora, foram 44 atendimentos a este tipo de situação. E apenas a explosão ocorrida na última segunda-feira foi registrada.

Para evitar acidentes, alguns cuidados básicos são sugeridos por Alysson Nunes Diógenes.

Na hora de instalar um botijão, a recomendação é de que utilize sabão na boca da válvula para identificar possíveis vazamentos.

A explosão de um botijão de gás pode ser sido o motivo da morte de uma mulher de 43 anos em Curitiba. O sobrado onde ela estava ficou destruído depois do incidente. Este tipo de ocorrência, não é incomum e algumas orientações podem ajudar a salvar vidas.