A capital paranaense amanheceu sob forte chuva neste sábado (7). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada durante a manhã se aproximou dos 70 milímetros. A cidade também pode ter grandes rajadas de vento, com quase 50 quilômetros por hora.

No entanto, a prefeitura de Curitiba informou que a velocidade máxima do vento registrada chegou a 35 quilômetros por hora no bairro Jardim das Américas. Os dados foram divulgadas pelo Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Foram contabilizadas 17 ocorrências de quedas de árvores no Bairro Alto, Santa Cândida, Água Verde, Parolim, Bacacheri, Cidade Industrial de Curitiba, Capão da Imbuia, Boqueirão, Xaxim, Bom Retiro, Cajuru, Centro Cívico, Bigorrilho, Rebouças e Centro. Houve alagamentos no Bairro Alto, Santa Cândida, Boa Vista, Portão, Pinheirinho, Boqueirão, Jardim das Américas e Tatuquara.

A temperatura máxima na cidade não deve passar dos 23ºC. A mínima chegou a 17ºC. Todas as regiões do Paraná registram volumes acumulados de chuva ao longo deste final de semana, com destaque nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste e Leste. O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, falou sobre a situação.

Ao longo do domingo (8), o eixo da frente fria atua sobre o estado e um sistema de baixa pressão se intensifica sobre o Paraguai. Em altitudes mais elevadas da atmosfera, há ingresso de calor e umidade oriundos da região Norte do Brasil. Essa situação deixa o tempo instável em todo o Paraná.

Há possibilidade de chuva em vários momentos do dia. Na metade sul do Paraná, os acumulados de chuva podem alcançar os 100 milímetros em algumas cidades. Nos municípios ao norte paranaense, próximo do estado de São Paulo, o tempo fica mais abafado, com temperaturas mais elevadas. No entanto, há risco de tempestades.